Comando Nacional d@s Bancári@s discute retorno ao trabalho presencial com
sábado, 27 de julho de 2024.
A+
A-

Comando Nacional d@s Bancári@s discute retorno ao trabalho presencial com Fenaban

16/08/2021


Comando manifestou preocupação por volta precipitada ao trabalho presencial e discutiu protocolo de segurança

O Comando Nacional d@s Bancári@s e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) discutiram nesta sexta-feira (13) sobre o processo de retorno da categoria ao trabalho presencial. O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), Clodoaldo Barbosa, que faz parte do Comando Nacional, também participou da mesa de negociação, que foi virtual.  

A preocupação do Comando Nacional dos Bancários é com a pandemia, que ainda está causando média de mil mortes diárias. Foi apresentada aos representantes dos bancos a preocupação com uma precipitação na volta ao trabalho presencial e com a necessidade de qualquer processo de retorno ser anteriormente negociado.

“Espero que essa negociação que fizemos impeça qualquer precipitação na volta ao trabalho presencial. Colocamos que bancárias e bancários precisam estar vacinados e mesmo a população precisa ter a vacinação completa. Cobramos cautela, para não ter um retorno em massa. Para os que já estão trabalhando, é preciso ampliar a proteção e por isso também discutimos uma padronização dos protocolos de segurança. Após a Conferência Nacional (3 e 4 de setembro) podemos voltar a conversar sobre o tema”, informou a coordenadora do Comando Nacional e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo] Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

Especialistas recomendam que qualquer medida de relaxamento no isolamento social somente seja adotada quando pelo menos 70% da população estiver completamente vacinada. Até a tarde desta sexta-feira (13), somente 22,8% da população brasileira tinha recebido a vacinação completa.

Os representantes dos bancários argumentaram ainda que alguns países já estão discutindo a aplicação da terceira dose da vacina, principalmente nas pessoas dos grupos de risco. “Os bancários que pertencem ao grupo de risco estão em home office desde o início da pandemia. Não tem como eles voltarem ao trabalho na situação atual, com o surgimento de novas cepas e variantes, principalmente em Mato Grosso, que grande parcela da população e parte da categoria ainda não tomou ainda nem a primeira dose da vacina", afirma o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, 

“Esperamos, que na mesa de negociação, possamos barrar qualquer precipitação de retorno ao trabalho presencial. Estamos falando de vidas. Não estamos em condições de baixar a guarda, ao contrário, precisamos manter o uso de máscaras, álcool gel, o distanciamento social e principalmente de vacinar toda a população ”avalia, o presidente do Seeb/MT

Protocolo

A preocupação com a proteção de quem já está em trabalho presencial também foi discutida. Desde o início do ano, o Comando e a Fenaban discutem a padronização das medidas de segurança nos locais de trabalho. Os bancos apresentaram uma proposta de protocolo que foi analisada pelo Comando, que acrescentou alguns pontos. A Fenaban ficou de responder às propostas de mudanças para definir um protocolo único para todos os bancos.

Com informações da Contraf-CUT

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

BRB - 23/07/2024
Em mais uma rodada, mesa de negociação com o BRB debate diversidade e inclusão
BRB - 17/07/2024
Sindicato inicia negociações da Campanha 2024 com o BRB
BRB - 01/07/2024
Bancários do BRB votam acordos em assembleia nesta quarta-feira (03)
BRB - 04/06/2024
BRB anuncia metas inatingíveis que inviabilizam pagamento da PLR
BRB - 22/01/2024
Os superpoderes do presidente do BRB: péssimo exemplo de boa governança e gestão
Page 1 of 15 (72 items)Prev[1]234567131415Next