Presidente do SEEB-MT participa da assinatura do ACT dos empregados/as da Caixa
17/09/2024
O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT, João Dourado, esteve junto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e sindicatos de todo o país para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal. A assinatura da ACT ocorreu nesta segunda-feira (16), em São Paulo, que foi aprovado por assembleias realizadas em todo o país nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de setembro, após mais de dois meses de negociações.
A mesa única de negociações da categoria bancária é referência para os trabalhadores dos demais setores econômicos. Com uma CCT válida em todo o território nacional. “Foi muito importante fazer parte deste momento tão especial, pois a assinatura do ACT representa um das grandes vitórias para nossa categoria”, destaca o presidente dos SEEB-MT, João Dourado.
“Sabemos da importância da Caixa para o Brasil e para os brasileiros e da responsabilidade das empregadas e empregados e, ao assinarmos esse acordo, entendemos que ele é parte do reconhecimento do trabalho que elas e eles realizam”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.
Negociações permanentes - Agora em diante, haverá uma mesa permanente de negociações com a Caixa para tratar de temas como a derrubada do teto de custeio pela Caixa com a saúde do quadro de pessoal, tanto do estatuto do banco, quanto do ACT específico do Saúde Caixa.
Outra negociação que continuará ativa será pela criação de um GT Tripartite entre a Caixa, a Funcef e a representação das empregadas e empregados. Será tratado sobre o equacionamento dos déficits do plano REG/Replan Saldado, do contencioso e de outras questões sobre o fundo de previdência fechado das empregadas e empregados da Caixa.
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS