APÓS cobrança, Itaú prorroga o teletrabalho até o dia 2 de setembro.
quinta-feira, 25 de abril de 2024.
A+
A-

APÓS cobrança, Itaú prorroga o teletrabalho até o dia 2 de setembro.

05/06/2020


O teletrabalho, começou em março, por conta da pandemia causada pela Covid-19, abrange cerca de 70% dos funcionários.

“Importante ressaltar que o acordo do banco de horas negativo, aprovado em Assembleia pelos bancários do Itaú, garante o emprego aos afastados sem exercer atividade de trabalho remoto”, informa o secretário de formação político-sindical, socioeconômica e de pesquisa do SEEB/MT, Natércio Brito. 

O Acordo  prevê abono das horas dos meses de março e abril e desconto de 10% nas horas devidas a partir de maio. Sobre a reposição das horas devidas, só pode começar no mês seguinte ao fim do isolamento social, durante o período de 12 meses, duas horas a mais por dia e somente nos dias úteis, sendo definido entre o trabalhador e gestor. 

“Ainda determina que no caso de trabalho aos sábados, domingos e feriados, essas horas devem ser pagas como hora extra. O teletrabalho é importante para proteger a vida dos bancários e clientes”, completa o diretor do Seeb/MT 

CAT para infectados 

A COMISSÃO de Organização dos Empregados do Itaú cobrou do banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para todos os bancários infectados pela Covid-19. Como o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a contaminação pelo vírus como acidente de trabalho, a COE considera fundamental a testagem dos empregados expostos ao contágio, a cada oito dias, enquanto durar o estado de calamidade pública. 

A representação dos funcionários do Itaú quer que o protocolo seja ampliado para os prestadores de serviço. No ofício encaminhado à Superintendência de Relações Sindicais do Itaú, na semana passada, também houve a cobrança pela suspensão da realização dos exames ocupacionais periódicos, clínicos e complementares do PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional). 

O banco precisa se atentar para as situações que dificultam o acesso aos programas de readaptação. Além disso, há ocorrências de gestores que pedem o preenchimento de autodeclaração de saúde aos trabalhadores.

Fale com o Sindicato

Se no seu local de trabalho há alguma suspeita de caso de Coronavírus ou situação que possa agravar a transmissão do vírus, informe. Não é necessário informar nome e telefone, basta informar o local de trabalho e relatar a situação. O sigilo é garantido pelo Sindicato. Ligue para (65) 3623-5333 ou envie as informações para o WhatsApp: (65) 99962 3600  ou email  [email protected]

Fonte - Com informações CONTRAF - CUT 

 
 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

ITAÚ - 18/04/2024
Itaú inicia campanha de vacinação
ITAÚ - 05/04/2024
Sindicato reintegra bancária demitida pelo Itaú depois de adoecer no trabalho
ITAÚ - 02/04/2024
SEEB-MT orienta bancários/as do Itaú pela aprovação da CVV. Assembleia virtual é HOJE
ITAÚ - 01/03/2024
Trabalhadores discutem futuro da Fundação Itaú-Unibanco
ITAÚ - 06/02/2024
Itaú lucra R$ 35 bi em 2023 com fechamento de agências e postos de trabalho
Page 1 of 51 (251 items)Prev[1]234567495051Next